HOME

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nabote recusa vender a sua vinha a Acabe.


I Reis 21:1-7

 Nabote recusa vender a sua vinha a Acabe.

Vemos nesse texto da Bíblia Sagrada o interesse do rei acabe em uma vinha que havia próximo  ao seu palácio em Jezreel de propriedade de Nabote. Mas o mais interessante nessa passagem é que Nabote não vende a sua vinha por ser herança de seus pais: “Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.” Deixando desgostoso e indignado Acabe a ponto de que chegando a sua casa nem come.  Sua esposa Jezabel , vendo isso se preocupa em saber o q acontece e tendo ciência do acontecido  promete a seu esposo que ele terá a vinha .”... Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas testemunhas, que ela subornou. E escreveu cartas em nome de Acabe e carimbou-as com o anel real e as mandou para as autoridades de Jezreel. As cartas diziam o seguinte: “digam ao povo de Jezreel que haverá um dia nacional de jejum, todos devem estar reunidos e Nabote deve estar na frente do povo, coloquem também dois homens malignos para acusarem Nabote de ter amaldiçoado a Deus e ao rei; depois dessas acusações levem-no para fora da cidade e o apedrejem com pedras até que morra. E assim foi Nabote pagou com sua própria vida por ter sido fiel a seus princípios de preserva a vinha, sua herança.

 Notamos que Nabote foi fiel a seus princípios e preservou a sua herança, não se deixando corromper por valor algum , pelo contrário defendeu o que era seu, mesmo que isso lhe custasse a vida. E nós? Será q estamos preservando aquilo que Deus nos deixou como herança? Será que defendemos o que é nosso assim como fez Nabote?
Muitas vezes deixamos que o inimigo leve aquilo q nos foi dado por herança e nem reclamamos. E lá se vai a vontade de orar, o período de leitura da Palavra, os evangelismos, os trabalhos que desenvolvemos em prol a obra e assim por diante. Não defendemos, não zelamos o que nos foi dado por herança.

E quantas vezes fazemos isso e nem notamos que aos pouco vamos entregando de “mão beijada” ou até mesmo por um preço que julgamos alto, tudo que possuímos de mais valoroso?
 É momento de despertarmos e observarmos que não podemos simplesmente “vender” por preço algum aquilo que Deus nos deu por herança, devemos, assim como Nabote, preservá-la por mais dura q seja as investidas do adversário. Não podemos abrir mão daquilo que Deus nos concede por preço algum, por mais vantajosa q possa parecer à oferta ela sempre nos levará a ruína.

Sejamos firmes e perseverantes em preservar a herança que o Senhor nos concedeu, mesmo que isso muitas vezes venha nos custar um preço alto , mas lembre-se que Deus fiel para com os seus nos concederá a vitória.  

Sejamos fiéis ao nosso principio de servir a Deus em Espírito e Verdade, preservando, sempre, o q Ele nos concede por herança.



Ministrada pela líder da UMADECAD Valéria em 24/07/2011


Fique na paz!  
Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oláaa! Deus lhe abençoe pela visita.

Powered By Blogger